Agende a sua Consulta Presencial ou por Telemedicina

Luxação Acrômio-Clavicular

Radiografia da Luxação Acrômio Clavicular

O que é?

A luxação acrômio-clavicular é a perda da congruência desta articulação devido a ruptura da estrutura ligamentar responsável pela sua estabilização. Geralmente acontece após um trauma direto sobre o ombro.

A clínica é de dor aos movimentos, com a presença de um abaulamento na região mais distal da clavícula, que pode estar móvel ao se realizar uma pressão sobre ela (sinal da tecla).

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, mantendo-se o alto índice de suspeição pelo mecanismo do trauma e localização da dor. Radiografias ajudam no diagnóstico e permitem classificar o grau de luxação e o tratamento mais adequado.

Tratamento

O tratamento vai depender do grau de desvio e da dor e limitação apresentada pelo paciente. Pequenos desvios podem ser tratados apenas com imobilização em tipóia por um curto período. Desvios maiores podem precisar de cirurgia, que pode ser realizada por via aberta ou artroscópica.

Quais os diferentes tipos de luxação acrômio-clavicular?

Existem 6 tipos diferentes de luxação. As luxações mais simples são as do tipo 1 e 2, que são tratadas de modo conservador (não operatório). Nesses casos há pouca ou nenhuma deformidade estética. Raramente esses casos evoluem com dor crônica, sendo possível seu tratamento cirúrgico tardio.

Tipos de Capsulite: Não operatório, Controverso e Cirúrgico

A luxação do tipo 3, em que há luxação da clavícula entre 25 a 100% em relação ao lado normal, o tratamento é muito controverso mesmo entre os médicos. A maior tendência no mundo tem sido a de tratar sem cirurgia. No entanto, alguns casos são diagnosticados como tipo 3 de maneira incorreta, dificultando a escolha do tratamento e os resultados finais.

As luxações do tipo 4, 5 e 6 são mais graves e sempre de tratamento cirúrgico.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Posso ajudar?

Telemedicina para Ortopedia

Envie sua mensagem